Comunidade Impacto 8
Comunidade Impacto 8
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pare de vender e tenha resultados melhores!

Pare de vender e tenha resultados melhores!
Laura Macedo Paes
ago. 28 - 3 min de leitura
000

Imagine ouvir de alguém que trabalha com vendas a seguinte frase: PARE DE VENDER! Te soaria como uma loucura não é mesmo?

Você pode estar achando que esse texto é uma furada, que não faz sentido. Mas não, eu não estou louca... apenas quero chamar a sua atenção sobre como os melhores resultados com vendas acontecem nos dias de hoje.

Com tantas opções de lojas e pessoas vendendo diversos produtos, o cliente fica até tonto para tomar uma decisão na hora de comprar.

Nesse momento te aconselho o seguinte: deixe de vender e começar a se relacionar com seus clientes. Dê um pouco mais de atenção, ouvindo, oferecendo dicas, entendendo quais são as suas necessidades e fazendo uma consultoria resolvendo o que ele precisa.

Dessa maneira, sempre que alguém precisar de um produto, vai lembrar de você e das vantagens que você oferece. Lembrará da experiência positiva.

Como fazer isso: passar de vendas para relacionamentos?

1 -  Não mostre produtos, converse

Todos os dias as pessoas são bombardeadas de ofertas e novidades sobre produtos, mas tudo o que eles querem é fugir desse bombardeio e se livrar do vendedor para viver em paz.

Então, ao invés de chegar logo mostrando o que você vende, comece a conversar, descubra como ela está, o que está buscando e na conversa fale das soluções (produtos) que você tem para ajudá-la.

2 - Não seja chata e pegajosa

Sabe quando você prova uma roupa e logo vê que não ficou legal, mas a vendedora diz que está lindo? Ou quando ela insiste para você levar uma blusinha a mais? Isso é chato e invasivo. Então, pense bem... seus clientes também não irão gostar.

Cuidado para não ficar forçando a barra dizendo que é o último, que o preço vai subir e outras coisas apenas para convencer a cliente a levar o produto. Ela pode comprar aquele produto naquele momento, mas não vai se sentir a vontade para retornar e comprar outros produtos com você.


A venda acontece melhor quando você deixa o cliente livre para decidir, quando você dá a sua opinião sincera e a deixa à vontade.

Mesmo que não consiga vender naquela hora, você acaba de criar um bom relacionamento sendo sincera e não forçando a barra. O cliente passa a confiar mais em você, e sempre vai te procurar primeiro. 

Aproveite esse momento, entenda o que ele precisa e marque um novo encontro.

3 -  Escute de verdade

Nem sempre os clientes falam o que querem ou que estão pensando. Eles falam através dos  “nãos”: geralmente dizem "não posso levar agora", mas o que eles estão querendo dizer de verdade? Eles estão em dúvida do modelo, cor ou a questão é financeira? Você consegue identificar isso?

Descubra qual o "não" desse cliente. Ofereça outros produtos ou formas de pagamentos, por exemplo: cartão de crédito, parcelamento, descontos. Tente sempre achar uma solução para os “nãos”.

Pense a longo prazo, melhor do que fazer uma venda única grande, é ter vendas constantes. Porém para que isso aconteça é preciso criar vínculo com os clientes e construir relacionamentos.

Agora que você já sabe dessas dicas, aproveite para colocar em prática e compartilha sua experiência.

 

Descubra também Como oferecer melhores formas de pagamento aos seus clientes

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você