Comunidade Impacto 8
Comunidade Impacto 8
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Criando uma rede de clientes

Criando uma rede de clientes
Laura Macedo Paes
ago. 20 - 5 min de leitura
000

Todo mundo que trabalha com venda sabe que é muito importante ter uma quantidade boa de clientes. Quanto mais clientes temos, maior a chance de aumentar o faturamento, vendendo mais.

Desta forma criar uma rede de contatos é fundamental, porque através dessa rede vamos expandindo nossas vendas e melhorando os lucros.

A grande maioria das empreendedoras sabe dessas vantagens, mas nem todas compreendem como é montar a sua rede de contatos, e principalmente o que fazer com essa rede para melhorar seu negócio.

Se você faz parte deste time, não se preocupe! Criei este post para compartilhar conhecimento e algumas dicas para que você crie a sua rede de contatos e tenha muito sucesso ao revender seus produtos.

Comece a sua rede de contatos as pessoas mais próximas

Primeiro comecei pensando em quem seriam os meus clientes.  Fui anotando todos os nomes num caderninho e percebendo o que eles gostariam de comprar ou que já compram e o que eu poderia vender para eles.

Com as pessoas mais próximas, aproveitei um almoço de aniversário onde todos estavam lá reunidos e falei dos produtos que estava vendendo, e que agora eles poderiam comprar comigo. Alguns produtos eu tinha já ali na mão e por isso, aproveitei para vender. Fui anotando tudinho: o nome, o zap, o que compraram e o que queriam comprar.

Não há nada mais fácil do que mostrar os produtos para a sua família e amigas, certo?

Depois fui fazendo visitas com outras amigas, vizinhas e outros grupos de família. Devagarzinho fui criando a rede de amigos e família. Só não vale deixar de vender para as pessoas mais próximas a você!

Cuide bem dos seus Produtos

Não adianta você ter uma rede grande de contatos para vender se os seus produtos não estão com uma apresentação legal. Mantenha tudo inteiro, cuide para não amassar as caixas, procure deixar tudo como novo. Afinal, a primeira impressão é a que fica!

Conheça bem os seus produtos, os atributos de cada um. Dessa forma você consegue encantar as clientes oferecendo um atendimento diferenciado. Aproveite para explicar bem todas as vantagens que terão ao adquirir o seu produto.

E, para não precisar carregar tudo toda hora, monte um catálogo com fotos. Uma boa ideia é encaminhar à pessoa antecipadamente, assim ela pode escolher os produtos e você leva apenas o que aquela pessoa se interessou e algo a mais que possa agradar, sem precisar levar tudo.

 

Comece a expandir a rede

Depois que começou a vender para os amigos, vizinhos e parentes, chegou a hora de aumentar a sua rede de contatos. Agora é a hora de expandir a apresentação dos produtos em outros locais que você frequenta, apresentando para as pessoas que também frequentam esses locais, até mesmo quem você não conhece tão bem.

A primeira dica é começar com os colegas de trabalho. Por conhecerem você terão confiança para comprar os produtos. Que outros locais você frequenta? Academia, condomínio onde mora, igreja, escola das crianças, no curso, vale buscar oportunidades em todos os locais.

Um ótimo exemplo é o salão de beleza. Ele é um espaço onde as pessoas passam um bom tempo ociosas. É o momento ideal para dar aquela olhadinha nos seus produtos. Você pode oferecer uma comissão para a dona do salão de sua confiança para cada peça vendida! Você vai atrair pessoas que não estavam na sua rede inicial e, além disso, cada pessoa também conhece muita gente fora desses lugares e pode indicar os seus produtos. Assim, o seu faturamento começa a aumentar.

Rede de parceria com clientes ou outros revendedores

Montei um sistema de premiação com as clientes, cada vez que elas indicavam uma cliente nova ganhavam um desconto em um tipo de produto (geralmente eu dava o desconto naquele onde eu estava ganhando mais).

Além da indicação das clientes, ainda fiz parcerias com outras revendedoras que vendem produtos diferentes de você. Assim elas oferecem os meus produtos e eu os dela, assim recebo um valor de comissão do que vendo e pego um valor do que elas vendem.

Fui aumentando de forma indireta a minha rede de contatos e, com isso, aumentei as minhas vendas. Trabalhando juntos todos ganham.

Uma rede de contatos com muitos clientes e com perfis variados é muito importante para manter as vendas em alta e fazer o negócio crescer.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede e faça parte da nossa comunidade. Seja um agente transformador I8.

Leia também: Revender produtos dá lucro?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você